domingo, 22 de maio de 2011

A avaliação no filme: Mentes Perigosas



Programa de Formação Continuada - Teia do Saber –  S.E.E.SP – Módulo 2004
UniA – centro Universitário de Santo André -  Santo André - SP
Disciplina: Metodologias de ensino de disciplinas da área de linguagens, códigos e suas tecnologias do ensino médio: Língua Portuguesa e Literatura.
Período: de 04/09/2004 a 20/11/2004

1 – INTRODUÇÃO:

O filme Mentes Perigosas (Dangerous mind – EUA) conta a história da professora Louanne, que chega no colégio Parkmount e assume a regência de uma sala de aula indisciplinada, formada por sua maioria de negros e latinos imigrantes.
           
Seu primeiro contato com os alunos é traumatizante. Eles não dão atenção a ela e a destratam. Nesse contexto ela avalia a situação que tem e toma a decisão de enfrentar a situação, não desistindo e auto-determinando a superar esse obstáculo.

Ela lê tudo sobre indisciplina e pedagogia e reinicia no dia seguinte com uma estratégia de “chamar a atenção” deles, ou seja, ela decide “estar com eles”.

É nesse sentido que me identifico com o filme, penso que “estar” com os alunos deveria ser a estratégia principal do corpo docente de qualquer escola.

2 – NOTA – A:

A tarefa de conquistá-los não foi fácil. Ela propôs a todos os alunos o conceito “A” e caberia a eles mantê-lo até o final do semestre. Vejo nisso uma estratégia da professora de fazê-los sentir o peso da responsabilidade de se manter um “A”. Além disso, transferir a eles a confiança que ela depositava neles. Isto é admirável: a relação de confiança professor-aluno.

3 – A POESIA:

Com a leitura de poesias e com palavras de confiança, ela os conquistou. Enquanto liam e comentavam a leitura dos poemas, ela os avaliava pela “participação efetiva”.

4 – AVALIAÇÃO CONTÍNUA:

Louanne está constantemente avaliando-os no sentido de estar sempre conversando e entendendo suas necessidades imediatas, tanto na sala de aula como em suas vidas particulares.

5 – VALE O REGISTRO:

A seguir transcrevo uma parte do filme [legenda/versão] onde está presente um exemplo de conduta ética que todo educador-professor deveria fazer: fortalecer o aluno para a vida.

“Aluno:

- Qual será o nosso prêmio por aprendermos isto?

Louanne:

- Aprender... Esse será seu prêmio.
- Saber como ler e compreender algo... Esse é o prêmio.
- Saber como pensar... Esse é prêmio.

Aluno:

- Eu já sei como pensar.

Louanne:

- Sabe como correr também, mas não saberia sem treino. A mente... É como um músculo.

Se quiserem que seja forte, terão de trabalhá-la. Cada fato novo dá a vocês outra escolha. Cada ideia nova faz outro músculo, certo?

- Esses músculos são o que farão vocês muito Fortes.

- Eles são as suas armas. E neste mundo sem segurança, quero armar vocês.

Aluno:

- E os poemas são capazes de fazer isso?

Louanne:

- Sim, tente. Está sentado aqui, de qualquer forma. Se ao final do semestre... Não estiver mais rápido, forte e inteligente... Não perdeu nada. Mas se estiver... Estará muito mais duro... De se derrubar.”

6 – CONCLUSÃO:

            O filme “Mentes perigosas”, por ser uma obra de ficção, mostra de forma dramática a vida de uma escola com todas as suas dificuldades: alunos alienados e indiferentes à existência de um futuro, mas só que esta obra de ficção nos dá uma pincelada de nossa realidade do dia a dia; nele enxergamos a possibilidade de não desistirmos diante de dificuldades; nos dá a sensação de que com determinação e ajuda de colegas podemos “avaliar” as situações e criarmos constantemente estratégias para vencê-las.

Ivan Leite – Santo André – 20. 11. 2004

Para Saber Mais:

Ficha técnica:

Filme: Mentes Perigosas (Dangerous Minds)
País/Ano da produção: EUA, 1995
Duração: 99 minutos
Estúdio: Buena Vista Pictures / Hollywood Pictures / Don Simpson/Jerry Bruckheimer Films
Distribuição: Buena Vista International
Direção: John N. Smith
Roteiro: Ronald Bass, baseado em livro de LouAnne Johnson
Elenco principal: Michelle Pfeiffer, Richard E. Grant e George Dzundza
Gênero: Drama
 


2 comentários:

Ivan Leite disse...

Judith Pupo Mascaro disse: Quanto a Avaliação fiquei com o pé atrás, mas quanto a "ESTAR COM O ALUNO", concordo plenamente.

Raudeiza disse...

Gostei muito da análise........Me ajudou muito a me atentar ao modo da professora trabalhar com exemplos...O que o incentivo não faz?