terça-feira, 28 de junho de 2011

Educador Social - Relatório de observação

Mainumby III - 2011

Associação Comunitária Monte Azul - Centro de Formação de Educadores Sociais

                 Relatório de observação de 4 horas.
        Observador: Ivan Leite
        Data: 28 de junho de 2011

O AMBIENTE:

A Associação Comunitária Monte Azul tem sua sede na Av. Tomas de Souza, 552 em São Paulo. Ela fica ao lado da favela Monte Azul, onde os educadores atuam junto à comunidade carente fazendo uso dos princípios da Pedagogia Waldorf. As dependências são compostas por um pátio social, salas-ambientes, cozinha, salas de administração, banheiros, anfiteatro entre outros espaços.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

A inclusão em discussão

Ivan Leite

Com a presença cada vez mais frequente de alunos especiais na escola pública, a Diretoria de Ensino de Santo André tem intensificado a capacitação de Gestores e professores como forma de criar uma discussão a respeito desse assunto tão delicado que é a inclusão.

A distribuição de filmes em DVD tem sido uma das ferramentas utilizadas pela Diretoria de Ensino para criar, de algum modo, uma espécie de sensibilização, reflexão e por consequência forçar-nos a abrir um canal de discussão.

Dois filmes este ano, ambos bem dramáticos e emocionantes, me fizeram passar por essas experiências: “Como Estrelas na Terra”, filme indiano que conta a história de um menino disléxico e todo o seu drama de vida por ter a incapacidade de compreensão do que lê e “Meu Nome é Rádio” filme americano que conta a história de um jovem negro, que se comporta como se tivesse deficiência intelectual, mas que na verdade é apenas “lento”.


sábado, 11 de junho de 2011

Como fazer uma boa Redação no Enem



Orientações do professor Francisco Platão Savioli, do curso Anglo, para uma redação nota 10

Fonte: Veja.com