A escola João Baptista Marigo Martins participará da Edição 2012 das Olimpíadas de Língua Portuguesa: Escrevendo o Futuro. Tentaremos repetir e avançar o resultado de 2008, ocasião em que a nossa escola foi classificada na etapa municipal, cidade de Santo André, nas categorias: Artigo de Opinião, Memórias e Poesia.
Neste Post pretendo documentar com fotos, documentos e textos a nossa participação na categoria: Poesia - "Poetas da Escola - 2008"
1- Regulamento: 2008 - Link para consulta:
Para facilitar o trabalho de apresentação do projeto aos alunos, o professor usou como material didático: painéis, onde foram colocadas as informações sobre o projeto para que os alunos anotassem, ou não em seus Diário de Bordo:
2.2- Murais:
2.2.0 - Mural do aluno:
Os mural do aluno era uma forma de incentivar a participação do aluno, que escrevia em pequenos papéis a sua opinião sobre dado assunto, lia para os colegas ouvirem e depois colava no mural afixado na lousa.
2.2.1- Algumas frases colhidas dos alunos sobre: Poeta e Poesia:
* Para você,
o que é um poeta?
- É
aquele que escreve poemas e exclama seus sentimentos.
- É
uma pessoa que tem amor a vida e sabe rimar.
- É
uma pessoa que rima.
- Um
poeta gosta de fazer poemas para contar tudo.
- É uma pessoa que escreve poemas românticos.
- É uma pessoa que sabe rimar.
- É
uma pessoa que escreve poemas e poesias muito bonitas que mostram seus
sentimentos.
- É melhor.
- Para mim é muito importante.
- É
um ser humano que através de expressões e sentimentos escreve uma poesia.
- Uma pessoa que expressa seus sentimentos em um poema.
- É
um homem ou uma mulher que fala o que vê.
- É o
que expressa amor à poesia.
- É
uma pessoa que consegue fazer rimas com o que vê ao redor dela.
- É um homem ou mulher que se solta e diz o que quer.
- É um cara que faz frases interessantes e bonitas.
- É uma pessoa que está fazendo e segue sempre em frente.
- É
uma pessoa que escreve versos misturados em rima como se fosse uma história
engraçada.
- É um artista que expõe suas idéias, expressões e sentimentos em rimas.
* Para você,
o que é um poema/ poesia?
- Um poema
é aquele que rima e dá alegria para quem gosta.
- É
uma coisa linda.
- ...São coisas legais.
- Poesia é quando nós falamos de dentro para fora.
- Um poema é uma poesia. Para mim é muito legal e romântica.
- Para mim é um lugar que é muito bonito.
- É
um texto onde o poeta expressa seus sentimentos.
- Para mim é uma rima.
- Bonita e frases...
- É
um texto que atrai alegria e sentimentos.
- É
um tipo de texto em que o poeta olha as situações de vida e fala coisas boas e
suas opiniões.
- São coisas que deixam-nos felizes e espertos.
- Para mim o poema é o que o poeta escreve com seus sentimentos.
- É
um texto feito de rimas.
- É seu sentimento ou alguma coisa que ele é.
- São coisas bonitas.
- É
uma poesia que tem versos, frases e rimas.
- É
um pequeno texto que tem rimas, é bem engraçado e é interessante, pois cada vez
sabemos fazer mais rimas.
2.2.2 - Mural: "Eu me lembro!!!"
2.2.3 - Mural de Poemas:
O mural de poemas era o lugar onde os alunos afixavam seus poemas preferidos pesquisados em livros diversos. Copiavam, decoravam e colavam para todos apreciarem:
Poema decorado por aluna para afixar no mural de poemas:
2.2.4 - Painel: poema:
"Tem tudo a ver", de Elias José. Neste painel foi trabalhado as imagens do poema.
2.2.5 - Painel de Imagens:
Imagens: olhar; dores; alegria; cores; sabores etc
3- Diário de Bordo da aluna: Juliana.
3.1 - Capa:
3.2 - Dedicatória:
3.3- Outras páginas:
3.4- Avaliação da aluna sobre o projeto: Poetas da Escola.
4.0 - Algumas fotos das Sequências Didáticas: Alunos e Professor.
5.0 - Poemas finalistas:
(Juliana 5a. F: Versão da Aluna):
(Iago
5a. C - Versão do Aluno):
Adoro
lugar onde vivo
Adoro
lugar onde vivo
Tem
amigos de montão
Adoro
brincar com eles
Na
estrada do montanhão.
Adoro
minha casa
Adoro
meu lar,
quando
chegar da escola
eu
posso brincar.
Todo
dia quando acordo
vejo
os pássaros cantando,
meus
gatos miando
e
os cachorrros latindo.
Eu
tenho três gatos
Bob,
Sofia e Nina
Eles
são muito fofos
Pedindo
ração.
Esse
é o meu lar
É
onde eu vivo.
(Iago 5a. C - Versão com ajuda do professor):
Adoro onde vivo
Adoro
onde vivo
Tenho
amigos de montão
Adoro
brincar com eles
Na
estrada do montanhão.
Adoro
minha casa
Ela
é o meu lar
Quando
chego da escola
Posso
logo brincar.
Todo
dia quando acordo
Ouço
os pássaros cantando
Os
cachorros latindo
E
meus três gatos miando.
Bob,
Sofia e Nina
São
minhas alegrias
Muito
fofos eles são
Pedindo
a ração.
Esse
é o lugar onde vivo
Com
muita satisfação.
A região onde eu moro
Olho
na janela
A
natureza, tão bela!
As
folhas dançando ao vento
Os
pássaros cantando livremente.
Flores
brotam no meio da dor
A
esperança, a alegria e o amor
Eu
queria que todos
Valorizassem
mais a natureza
Para
compartilhar as alegrias
E
também suas tristezas.
A
natureza alivia
A
dor no coração
Dando
a harmonia
E
também a emoção.
Os
idosos e as crianças
Andam
pelas ruas
Eles
tem esperança,
Que
vidas melhores sejam as suas.
A
alegria toma conta das pessoas,
As
pessoas que passam por aqui.
Penso
felizmente
Que
o melhor vai vir
A
região onde eu moro,
O
chão é de terra,
As
casas são simples
Penso
e reflito:
Que
os perigos e tristezas,
As
tempestades de verão,
Não
são páreo para nós
Gente
de coração.
(Juliana 5a. F: Versão com ajuda do professor):
A região onde moro
Olho
da janela
A
natureza, tão bela!
Folhas
dançando ao vento
Pássaros
cantando livremente.
Flores
brotam em meio à dor
A
esperança a alegria e o amor
Como
queria que todos
Valorizassem
a natureza!
Compartilhassem
as alegrias
E
também suas tristezas!
A
natureza alivia
A
dor do coração
Dando-lhe
harmonia
E
emoção.
Idosos
e crianças
Andam
pelas ruas
Eles
têm esperanças
Que
vidas melhores
Sejam
as suas.
Alegria
toma conta das pessoas
Que
passam por aqui
Penso
felizmente
Que
o melhor há de vir.
Na
região onde moro
Tem
chão de terra e casas simples
Então
penso e reflito:
Perigos
e tristezas
Tempestades
de verão
Não
são páreos para nós
Gente
de coração.
(Juliana 5a. F - versão 2 - Professora Cleuseni)
A região onde moro
Olho
da janela
A
natureza, tão bela!
Folhas
dançando ao vento
Pássaros
cantando livremente.
Flores
brotam em meio à dor
A
esperança a alegria e o amor
A
natureza alivia
A
dor do coração
Dando-lhe
harmonia
E
emoção.
Idosos
e crianças
Andam
pelas ruas
Eles
têm esperanças
Que
vidas melhores
Sejam
as suas.
Como
queria que todos
Valorizassem
a natureza!
Compartilhassem
as alegrias
E
também suas tristezas!
Na
região onde moro
Tem
chão de terra e casas simples
A
alegria toma conta
De
tudo por aqui
Penso
felizmente
Que
o melhor há de vir.
Estou
certa de que
Perigos
e tristezas
Tempestades
de verão
Não
são páreos para nós
Gente
de coração!
(Luan 5a. C - Versão do aluno):
O sonho da minha rua
A rua onde moro
Tem árvores e casas
Muitas crianças brincando
E pessoas namorando.
Tem muito ar puro
Uma ótima armonia
Tem pássaros no telhado
Soltos e com muitas alegrias.
Se eu fosse prefeito eu
colocava
Os pobres nas casas
Eu plantava mais árvores e
Com ar puro eu ficava.
(Luan 5a. C - Versão com ajuda do professor):
Minha
rua
Na rua onde moro
Tem árvores e casas
Crianças pobres a brincar
E pessoas a namorar.
Tem vento que sopra gelado
Tem muita harmonia
Tem pássaros no telhado
Pousando todo dia.
Se eu fosse o prefeito
Colocava os pobres nas casas
Plantava mais árvores
E com ar puro ficava.
(Andrew 5a. F - Versão do aluno):
Rodoanel
construindo a represa
Represa,
Oh! Linda represa! Tão linda e com pureza
Um
lugar bom para morar
Com
essa mata linda do Parque do Pedroso
Aqui
no Parque Miami está a maior confusão
Tem
poeira pra todo lado por causa da construção
Tem
trator, escavadeira, carro pipa e caminhão
Muita
lama e buraco por causa da construção
Depois
que as obras terminarem será só alegria
Com
essa nova rodovia irei a praia todo dia
Rodoanel
e progresso incurtando distâncias
E
aproximando pessoas com sucesso.
(Andrew 5a. F - Versão com ajuda do professor):
* Poema Vencedor:
Rodoanel
Aqui no Parque Miami
Está a maior confusão.
Tem poeira pra todo lado
Por causa da construção.
Tem trator, escavadeira,
Carro pipa e caminhão
Muita lama e buraco
Por causa da construção.
Depois que tudo acabar
Será lugar bom de morar.
Rodoanel trouxe o progresso
Para nossa região
Encurtou o caminho
De pessoas e caminhão.
6.0 - Comissão Julgadora:
6.1 - Professora de Língua Portuguesa:
Voto – Justificativa
– Maria Eliane
Escolho o texto Rodoanel, porque
retrata as mudanças que estão acontecendo agora no lugar em que essa criança
mora, dá pra perceber um certo transtorno devido à construção, mas também existem
esperanças de dias melhores.
Achei bem interessante o início
do texto, onde ele cita exatamente a sua localização “Aqui no Parque Miami”.
É gratificante perceber que a
sementinha da leitura e da escrita estão se espalhando entre as nossas
crianças.
6.2 - Professora de Língua Portuguesa:
Voto - Justificativa - Cleuseni.
A Região onde Moro – Juliana –
5ª. F:
O poema atende ao tema proposto, com algumas manifestações relevantes
do gênero poesia.
Eis algumas delas:
- Imagens conotativas: “Flores brotam em meio à dor” e denotativas:
“Tem chão de terra e casa simples”
- Rimas internas: “cantando/ dançando” (2ª. Estrofe)
- Personificação: “A natureza alivia a dor do coração”
- Aliteração: Fonema (s)
valorizassem/ compartilhassem/ alegrias/ tristezas ... Fonema (t) natureza/ cantando/
brotam...
6.3 - Pai de aluno da Comunidade:
Voto - Justificativa - Odair Nogueira.
À Escola João B.M. Martins,...
É com muito prazer que venho escolher sobre as poesias a
que melhor na minha opinião destacou-se. Todas elas ficaram muito boa, más a do
Andrew da 5ª. F destacou-se pelo que nós estamos passando nesse momento com
essa construção do rodoanel que está transformando o nosso bairro num
verdadeiro caos de caminhão e lama, foi muito bem bolada com humor e uma
esperança de dias melhores chegando, eu acho que o que ele quis dizer é que
essa construção é um mal necessário para o progresso e um futuro melhor para
nossa cidade e nosso bairro.
Parabéns e continue assim com inteligência alegria e
pensando em nosso futuro sempre melhor assim conhecemos os grandes talentos.
ODAIR NOGUEIRA
6.4 - Diretor da Escola João Baptista Marigo Martins:
Voto - Justificativa - Joaquim Luiz Nogueira.
5ª. F
Texto faz o encontro entre realidade e expectativa de futuro
na visão infantil. Inocência que se cruza c/a ideia de progresso.
7.0 - Fotos da Premiação dos Finalistas e o Vencedor: Entrega de Medalhas.
Prof. Ivan e Iago - Finalista |
Prof. Ivan e Juliana - Finalista |
Prof. Ivan e Andrew - Finalista e Vencedor |
8.0 - Documento da Diretoria de Ensino de Santo André parabenizando as escolas vencedoras:
9.0 - Relatório Final sobre o Projeto endereçado à Diretoria de Ensino de Santo André - SP:
Título do Projeto: Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo
o Futuro - Categoria I – 5ª. Série – Poetas da Escola
Diretoria de Ensino da Região de Santo André
Escola Estadual João Baptista Marigo Martins - Município: Santo André
Demanda Atendida:
Ensino Fundamental – Ciclo II: 87 alunos
Professores: 89
Efetivo: 54
Estáveis: 0
Ocupantes de Função Atividade: 35
Desempenho da escola IDESP 2007
4a. Série EF 1,88
1,71
8a. Série EF 1,86
1,58
3a. Série EM 1,35
0,99
Espaço para comentário do
diretor da Escola:
O projeto de poesia “Poetas da Escola” foi considerado
pela Direção como um grande avanço na busca de estimular os alunos e escreverem
de forma espontânea e criativa a partir de algo que eles conheciam. Os alunos
produziram textos com emoção, misturando sonhos e realidades da comunidade,
isto é, enfrentaram as dificuldades da escrita para apresentarem ao professor
os seus desejos de superarem as suas realidades.
Breve histórico do projeto:
O projeto de poesia Poetas da
Escola é uma iniciativa do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e
Ação Comunitária (Cenpec), Fundação Itaú Social e Ministério da Educação (MEC)
e foi aplicado aos alunos de três 5 a. Séries do Ensino Fundamental
II (tarde) da Escola Estadual João Baptista Marigo Martins no período de 30 de
maio a 11 de novembro de 2008 e trabalhou o tema: “O lugar onde vivo”.
Apresentado em forma de Caderno
do Professor, o projeto Poetas da Escola trouxe uma proposta metodológica
pronta, dividida em 14 oficinas, mas possibilitou ao professor autonomia para
incluir atividades ou serem feitas adaptações, desde que respeitada a ordem das
oficinas.
O projeto trouxe ainda uma seqüência
didática de 9 passos necessários ao progresso das oficinas: Apresentação do
projeto e da situação de produção; Diagnóstico inicial; Leitura de textos;
Estudos das características do gênero; Pesquisa sobre o tema; Produção coletiva
do texto; Produção individual; Aprimoramento e reescrita do texto e Publicação
do texto produzido.
Aplicada a seqüência didática, o
projeto foi desenvolvido de forma satisfatória e com um resultado final
inesperado: a classificação do poema do aluno Andrew Araújo Braga (5 a.
Série F) em primeiro lugar em nível
regional Santo André.
Objetivo:
O projeto Poetas da Escola tem
como objetivo colaborar para a melhoria do ensino da leitura e da escrita de
todos os alunos das turmas participantes.
Público-alvo:
Alunos da 4 a. Série
do Ciclo I e 5 a. Série do Ciclo II
Coordenador do Projeto:
Professor Ivan Leite, 48.
Formado em Licenciatura Plena em
Letras pelo Centro Universitário Fundação Santo André, concluído em 1990.
Formação Continuada – Teia do
Saber
Certificados expedidos pela
Faculdade Anchieta – São Bernardo do Campo (2003); UNIA – Centro Universitário
de Santo André (2004) e UNIA – Centro Universitário de Santo André (2005) Todos
em Metodologias de Ensino de disciplinas da área de linguagens, códigos e suas
tecnologias: Língua portuguesa e Literatura.
Projeto de extensão: Professores
da Rede Pública de Ensino
Certificado expedido pela FEUSP –
Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2005) Curso: Metodologia do
Ensino de Português I (Ensino Fundamental II)
Situação-Problema:
Percebido o interesse dos alunos
em leitura de poemas em sala de aula e as dificuldades ortográficas verificadas
em sondagens feitas com os alunos, resolvemos aplicar o projeto Poetas da
Escola como forma de organizar e ampliar esse interesse pela leitura e uma
forma de trabalhar a ortografia e a escrita dos alunos.
Inovação:
A inovação está no sentido do
professor vivenciar uma metodologia de ensino de língua que trabalha com
gêneros textuais por meio de seqüências didáticas. A Olimpíada constitui uma
estratégia de mobilização que oferece aos professores oportunidade de formação.
Essa metodologia despertou o interesse dos alunos em todas as oficinas, pois os
leva à reflexão e a prática.
Ineditismo:
Ineditismo quer dizer algo
original, incomum, que traz novos conhecimentos. Isso tudo foi oferecido pelo
projeto Olimpíada de Língua Portuguesa, pois ele trouxe a síntese de um
trabalho fundamentado na metodologia, nas estratégias de atuação e na
experiência de outras três edições do Programa Escrevendo o Futuro.
Solução tecnológica:
Embora o projeto de poesia tivesse como opção de ser desenvolvido num
ambiente digital, optamos pela facilidade do “diário de bordo”, onde eles
puderam fazer suas anotações de aula, suas
reflexões e suas criações. Deixamos o aluno à vontade para que pudesse
criar seu próprio ambiente de escrita com anotações e ilustrações dos pontos
abordados por cada oficina.
Relevância Social
Trabalhar com o tema “O lugar
onde vivo” despertou nos alunos, por meio de reflexões, entrevistas e
discussões uma consciência do meio social onde vivem. Os alunos puderam ampliar
sua visão do lugar onde estão inseridos, isso, a um ponto de terem idéias e
imagens para construírem seus poemas. Puderam perceber a importância de fazer
parte de um meio social carente, mas digno de se ver poesia nele.
Relevância cultural:
A relevância cultural da aplicação do projeto está na ampliação dos
conhecimentos adquiridos pelo aluno e professor; está na oportunidade de
inter-relação dos alunos com a comunidade; está na observação do meio social em
que vivem; está na leitura de poemas clássicos; está nos estudos de autores
consagrados, está no aprendizado de conceitos relacionados ao gênero textual, o
poema; está na ampliação de conhecimentos literários por meio de pesquisas de
livros didáticos e livros de poesia; está no exercício da oralidade tanto nas
declamações de poemas como na socialização das idéias e reflexões apresentadas,
enfim, está no aumento considerável do conhecimento de mundo do aluno e do
professor.
Relevância econômica:
A Olimpíada de Língua Portuguesa
talvez não tenha sido pensada para um fim econômico e sim organizar a linha de
estudo de um gênero textual, a poesia, mas como coordenador do projeto, pude
perceber que alguns alunos se destacaram em seus trabalhos de criação a ponto
de eu imaginar pessoas vivendo e sendo remuneradas pelo simples ato de
escrever. Imagino advogados, jornalistas ou escritores, pessoas que lidam com
argumentações e idéias. Penso que nossa missão, tenho certeza, seja de cuidar
dessas sementes criativas, oferecendo projetos que lhes dêem uma consciência
transformadora da sociedade e de um futuro melhor.
Relevância política:
Todo meio cultural oferecido ao aluno que desperte a consciência de pertencer
a uma sociedade como cidadão terá considerável importância política. Aumentar a
capacidade de ler e escrever, objetivos principais deste projeto, alcança está
relevância, pois quando aumentamos nosso conhecimento de mundo, temos a
capacidade primordial de um cidadão, que é a de ter a liberdade de escolha dos
nossos próprios caminhos.
Viabilidade técnica:
O projeto Poetas da Escola pode ser aplicado em qualquer
ambiente escolar, pois pode ser trabalhado tanto na sala de aula como num
ambiente digital. Aulas expositivas podem ser apresentadas em Data-Show como em
painéis montado pelo professor. Os alunos podem fazer suas anotações em papel
sulfite A4, usar canetas esferográficas comuns ou coloridas, enfim, o projeto
pode ser realizado de forma satisfatória com um mínimo de material disponível.
Viabilidade econômica:
As despesas da escola são
mínimas: papel sulfite A4 para o diário de bordo, papel almaço para capa do
diário de bordo; caneta esferográfica; lápis preto; papel flip-chart para montar
painéis de aula; pincel atômico pra montar painéis de aula; papel manilha para
montar os murais dos alunos; tesouras para recortar figuras; tubo de cola para
colar recortes; fita crepe para afixar murais e painéis; lápis de cor e
canetinhas coloridas para ilustrações; tinta de impressora para impressão de
poemas.
Viabilidade organizacional:
O projeto pôde ser realizado de
forma satisfatória em duas aulas semanais no início e uma aula semanal após o
encaminhamento do poema para o concurso. Foram aplicadas as seqüências
didáticas sugeridas pela coordenação do Projeto, tiveram aulas expositivas,
reflexões e discussões dos temas propostos; socializaram suas reflexões para a
classe; criaram poemas, leram suas criações para os colegas de sala de aula;
leram poemas de autores consagrados, copiaram poemas dos livros didáticos,
ilustraram poemas; organizaram–se para um sarau de poemas; avaliaram e deram
uma menção para a sua própria participação.
Resultados:
Todo projeto realizado de forma
satisfatória traz consigo uma resposta gratificante, mas também uma experiência
de aprendizado de situações que deverão ser revistas para futuros projetos. Na
aplicação deste projeto, houve alguns resultados positivos:
Participação efetiva dos alunos;
Reflexão e socialização de idéias
e opiniões;
Aprendizado de conceitos
relacionados ao gênero textual trabalhado, o poema;
Organização, capricho e
criatividade na escrita do diário de bordo;
Criação de poemas regulares, bons
e excelentes;
Interesse dos alunos na leitura
de poemas consagrados;
Interesse dos alunos em pesquisar
poemas em livros didáticos;
Interesse dos alunos em pesquisar
poemas com a comunidade e familiares;
Um poema classificado no concurso
em nível regional Santo André;
Facilidade de reprodução para
a rede pública:
Como o projeto trabalha com o
Caderno do Professor, basta o profissional se inscrever pelo site da Olimpíada
de Língua Portuguesa (www.escrevendofuturo.org.br) e aguardar o material vir
pelo Correio. O professor lê, planeja e aplica aos alunos.
------------------------------------------------------------
Nome do responsável: Ivan Leite
------------------------------------------------------------
Assinatura
RG. No.xx,xxx.xxx
2 comentários:
Prof. Ivan, parabéns por este trabalho, cujo portfólio virtual agora compartilha conosco, com o mundo.
Que maravilha o trabalho realizado, bem como toda a documentação, que tão bem ilustra as etapas do processo de ensino e aprendizagem.
Acredito que todos estes alunos foram transformados por este trabalho!
Que maravilha ler o texto do Andrew, que conseguiu mostrar, por meio de seu poema, o seu engajamento com o seu bairro, seu tempo, as transformações sociais e históricas provocadas pela construção do Rodo Anel. Me emocionei ao ler o texto!!!
Se eu tivesse tido, em meu percurso escolar, estas vivências que o Senhor proporciona, talvez tivesse me apaixonado muito antes pela escrita!!!
Um grande abraço!!!
Prof. Ivan, boa tarde! Feliz Pascoa.
Gostaria de saber se o senhor, ainda, tem o manual destinado aos professores da 1ª olimpíada (ano de 2008)?
Estou desenvolvendo uma pesquisa sobre habilidades leitoras e as olimpíadas da língua portuguesa. Desde já o meu agradecimento.
Para mais contato: hywston@gmail.com
Postar um comentário