segunda-feira, 21 de março de 2011

Poema: Um e tudo

Um e tudo.

O meu amor é grande
como o mundo.

Fora do meu amor
nada existe.

Tal como faz o sol
que ilumina
e aquece a seu redor
todo o mundo,
assim o meu amor
faz com tudo.


Não há pedra
na qual o meu amor
não esteja,
nem planta em que esse amor
não viceje,
nem água em que esse amor
não ondeie,
nem ar sem esse amor
de permeio.

Não existe
nem mesmo um animal
pequenino
no qual meu coração
não habite;
em grandes e pequenos
ele vive;
e, para todo homem
sobre a terra,
o amor que há dentro dele
ele entrega.

Meu amor
é mesmo do tamanho
de minh’alma.

E tudo, tudo aquilo
que há no mundo
descansa dentro dele,
bem no fundo.
Eu sozinho sou tudo,
tudo junto.


Cabe dentro de mim
todo o mundo.

(Christian Morgenstern – Poeta alemão)

FONTE: Parte do texto "Educar no ritmo da natureza" de Leonore Bertalot - Site: Informativo Chão & Gente - Grupo ELO - InfoCG No 10 - 18 de março de 2011

Nenhum comentário: