quarta-feira, 7 de março de 2012

Dia inesquecível !!!


Texto escrito nos meus 21 anos de idade, onde se está presente meu idealismo e ética de professor... Que pude perceber muitos anos depois... Destino?

Eu lendo para os colegas de classe o texto que escrevi para o último dia de aula
do 3o. ano do Colegial - "Escola Amaral Wagner" - 30.11.1981
(Clique em cima da foto para ampliar)
 Hoje sem dúvida é um dia especial, dia de festa, de despedida, onde os nossos corações se juntam para que haja harmonia para brincarmos.

terça-feira, 6 de março de 2012

Uma Charge: Uma Leitura

Proposta do Curso: Currículo e Prática Docente - Língua Portuguesa e Literatura – 2011-2012 da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo:

Para desenvolver a capacidade de compreensão leitora do nosso aluno, é preciso que nós, professores, ofereçamos a ele exercícios adequados. Para tanto, faz-se necessário planejar atividades de leitura que favoreçam esse desenvolvimento.

Uma das habilidades exigidas do leitor proficiente é a inferência de informações implícitas em textos que façam uso de linguagem verbal e não verbal. Explicite as inferências que você professor/leitor pode fazer a partir da charge a seguir, de autoria de Leonardo, reproduzida do jornal Extra, publicado na página 18 do trabalho de Verônica Palmira.


Clique na imagem para aumentá-la

sexta-feira, 2 de março de 2012

Tecnologia da Informação e Comunicação - TICs


SOARES, Magda. Novas Práticas de Leitura e Escrita: Letramento na Cibercultura

Acesse o Link: http://www.scielo.br/pdf/es/v23n81/13935.pdf.  [10.02.2012]

                Resposta de Ivan Leite para o Curso: Currículo e prática docente da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo sobre o papel do professor na sociedade da informação do século XXI e o letramento digital dos alunos.

               
          O papel do professor na sociedade da informação do século XXI é estar atualizado com este mundo tecnológico que se modifica e se atualiza com uma rapidez estonteante. Esse mundo tecnológico, já é algo que alguns alunos trazem da convivência com suas famílias, pois a usam como forma de se comunicar, se informar e se divertir. Cabe ao professor o papel de estimulá-los sempre e orientá-los no sentido de que eles se movimentem nesse mundo