quarta-feira, 7 de março de 2012

Dia inesquecível !!!


Texto escrito nos meus 21 anos de idade, onde se está presente meu idealismo e ética de professor... Que pude perceber muitos anos depois... Destino?

Eu lendo para os colegas de classe o texto que escrevi para o último dia de aula
do 3o. ano do Colegial - "Escola Amaral Wagner" - 30.11.1981
(Clique em cima da foto para ampliar)
 Hoje sem dúvida é um dia especial, dia de festa, de despedida, onde os nossos corações se juntam para que haja harmonia para brincarmos.


O clima é de união, onde o objetivo principal é comemorar nossas vitó­rias e nos despedirmos.

Daqui alguns anos, deste momento só restará a lembrança em nossas men­tes e corações; nos lembraremos do que fomos: "estudantes" e com quem convivemos: "3º. G"; nos lembraremos de nossas amizades, das piadas, da solidariedade, da “colinha”, dos momentos de preocupação, da nossa união, porque acho indispensável a união para crescermos. Lembraremos-nos das nossas insatisfações com alguns professores chatos que nós tivemos que aguen­tar, mas também nos lembraremos do quanto esses mesmos professores tiveram ­que nos aturar nesses anos que estivemos todos unidos; nos lembraremos da professora que nos respeitou e que percebeu que nossos ­corações sentiam necessidades de respeito e atenção (Marlene - Técnica ­de Redação) e lembraremos as várias vezes que chegamos cansados, mas tínhamos de estudar um monte de matérias que nem ao menos saberíamos ­onde, quando e porque iríamos usar tal coisa.

Agora neste momento lanço uma proposta a todos aqueles que pretendam continuar nos seus estudos superiores: "lute sempre para que seu estudo não seja em vão; pergunte o porquê de tudo e se ninguém responder... Lute até que alguém responda, porque nossas lutas de hoje pode ser ­um grande avanço para o nosso futuro e para os nossos filhos". Não precisamos aceitar tudo que nos é oferecido, mas deixe bem claro vossas insatisfações, pois necessitamos de um ensino mais forte e mais real, só assim conseguiremos a vitória.

Despedida é união, é o coração falando, é o nó na garganta, é aquele aperto no coração só de pensar que estaremos longe um dos outros e que o reencontro será imprevisível.

Para finalizar, gostaria de dizer que ­hoje nós comemoramos a vitória de mais uma fase de nossas vidas, mas como sabemos a vida não para aqui, ela continua e nós temos que ter ­em mente que o respeito, a união e a solidariedade devem estar sempre ­presentes.

Portanto, lute e trabalhe para ver o seu ideal vencer e colha através dos tempos uma vida melhor para você e todos aqueles que os rodeiam.

Ivan Leite – 3º. Secundário G - Noturno - Santo André, 30 de novembro de 1981.
    
* Timidez era um incômodo para mim na época, mas com as palavras me fiz libertar.

Texto original datilografado
(Clique em cima da foto para ampliar)

2 comentários:

catléia disse...

Ivan, que texto lindo!!! Quem disse que a Escola Pública não tem qualidade?
Vi no seu texto o quanto você aprendeu na escola (e na vida), porque a vida segue paralelamente à escola. Mas acredito que três palavras (ações por trás delas) são fundamentais para os jovens (alunos de nossas escolas) e para nós, profissionais da escola pública, são elas: RESPEITO, UNIÃO E SOLIDARIEDADE.
Parabéns pelo aluno que foi, pelo Professor que é!!!

Ivan Leite disse...

Vanda Aparecida Vrec Leite disse:

Parabéns pelo texto, você nasceu professor, Ivan é o seu nome e Ética seu sobrenome. Tímido você? Imagina.