Ivan Leite
As ideias transcritas abaixo foram tiradas de um artigo de jornal intitulado: “É hora de acolher”. Foi escrito pela psicóloga Cisele Ortiz e publicado no jornal Diário do Grande ABC no ano de 2003. É uma matéria interessante e, todo começo de ano, o releio para planejar meus primeiros passos em sala de aula. Continuo achando que seu conteúdo traz ideias simples, mas ao mesmo tempo importantes para construirmos um bom relacionamento com novos alunos e reforçar os laços com os antigos.
Fonte: Diário do Grande ABC. É hora de acolher. Diário na Escola: Santo André. Sexta-feira, 1 de agosto de 2003 pág. 3
Quem? Cisele Ortiz. Psicóloga e Coordenadora de projetos do Instituto Avisa Lá, ONG voltada para a formação continuada de educadores.
Ela diz:
“... o acolhimento é uma situação vivenciada cotidianamente por crianças e adultos.”;
“... o acolhimento tem vários pontos de vista: o da criança, o dos professores, o da família”;
“Eles descansaram, conviveram com as pessoas da família, com amigos do bairro e brincaram muito. A escola precisa se preparar para o retorno desses alunos. É importante a elaboração das atividades para recebê-los. As crianças precisam sentir que são queridas e que a volta delas para a escola é desejada.”;
“... nas atividades de volta às aulas, [que] as crianças tenham oportunidade de contar como foi vivido o momento de férias.”;
“... o professor [deve] ouvir, de forma mais genérica o que o aluno tem a dizer. A criança pode nos trazer informações importantes. E essa relação tem que ser autêntica. O educador precisa respeitar a criança como pessoa inteira, com ideias, sentimentos e reações.”;
“... o estado de prazer substituído por outra coisa. Isso requer um período de adaptação, de acolhimento, no qual a criança precisa de ajuda e compreensão do professor.”;
“..., as atividades de retorno precisam ser bem elaboradas, prevendo mais tempo para a socialização, para conhecer as brincadeiras que os alunos aprenderam durante o recesso,...”;
“... refletir sobre ocorrências inesperadas...”;
“... a escola precisa apropriar-se da história do aluno para, inclusive, planejar como lidar com o ocorrido sem interferir no desenvolvimento dele.”;
“É importante receber todos de forma igual. As crianças não se incomodam com isso. Elas se incomodam com a falsidade.”;
O acolhimento pode definir o futuro do aluno na escola.
“... o professor precisa explicar muito bem as normas de funcionamento da escola, para que as crianças entendam, por exemplo, a hora certa de ir ao banheiro, de falar, de brincar, de se concentrar, como usar o talher na merenda e, assim, evitar situações que gerem conflito com a escola durante o processo de adaptação.”;
“... Não há idade para o acolhimento.”;
“... a palavra adaptação foi substituída pela palavra acolhimento.”;
“... os novos alunos, de qualquer idade, em qualquer situação, precisam ser acolhidos. E o acolhido precisa ter oportunidade de mostrar o que sabe, de expor suas expectativas, precisa ficar cientes das normas. Por isso, o professor precisa conhecer mais os alunos, para saber onde eles querem chegar.”
Santo André, quinta-feira 18 de fevereiro de 2010 – verão – 10h 07min.
Nenhum comentário:
Postar um comentário