domingo, 13 de março de 2011

Iniciativa e Coragem

Crises e Oportunidades

"Em relação a todos os atos de iniciativa e de criação, existe uma verdade fundamental, cujo desconhecimento mata inúmeras ideias e planos esplêndidos: a de que, no momento em que nos comprometemos definitivamente, a 'providência' move-se também.

Toda uma corrente de acontecimentos brota da decisão, fazendo surgir a nosso favor toda a sorte de incidentes, encontros e assistência material, que nenhum homem sonharia que viesse em sua direção.
O que quer que você possa fazer, ou sonhe que o possa, faça-o. Coragem contém genialidade, poder e magia.

Comece-o agora."

Goethe 

5 comentários:

catléia disse...

Gostei do texto! Acho que nosso cotidiano na Educação é uma prova disto. Fazemos mesmo sabendo que há toda sorte de incertezas e incidentes agindo contra nós, mas mesmo assim lutamos esperando a magia...

catléia disse...

Aqui em Botucatu tem uma escola da Pedagogia Waldorf. Ela fica em um bairro rural, originalmente de alemães, agora ainda estão por lá, mas já há gente vinda de S. Paulo em busca de tranquilidade. Não a conheço ainda, mas assim que o Supervisor da Escola for até lá, vou pedir para ir junto para conhecer.
A escola tem site, procure no google "Escola Aitiara".

Ivan Leite disse...

Eu já sabia que existia alguma escola em Botucatu, mas não sabia que era 'Escola Aitiara", vou pesquisar. Obrigado pela dica.

Unknown disse...

Bom dia Ivan!
Lendo o texto comecei a refletir sobre a CF desse ano: Fraternidade e Vida no planteta - A criação geme em dores de parto.
O que nos parece um sonho, um ideal... pode sim se tornar realidade, se tivermos coragem!Talvés nós não veremos, mas estamos plantando para os filhos de nossos filhos...
Deixar de lado o comodismo, o olhar somente para nós mesmos, para os nosso interesses, muitas vezes prejudicial ao próximo, e procurar realizar o melhor para todos!
¨Toda uma corrente de acontecimentos brota da decisão...¨ devemos refletir que decisão tomar para salvarmos o meio ambiente em que vivemos,que geralmente se inicia em nossas casas, pois tudo brota de dentro para fora. Como educadora religiosa, não posso falar e não realizar, tenho que ser testemunho do que creio!
Isso é real em minha vida? Não, nem sempre!
Aí aprendo com Goethe:O que quer que você possa fazer, ou sonhe que o possa, faça-o. Coragem contém genialidade, poder e magia.
Se o homem usasse sua inteligência para o bem da humanidade e usasse toda a sua magia de transformação para viver o sonho do AMOR ÀGAPE DE DEUS, hoje com certeza não estariamos vivenciando terriveis acontecimentos.
Não basta ficarmos estarrecidos, temos que agir. Ter coragem e querer realizar isso que hoje para nós é somente uma utopia!

Um beijo no seu coração!
Lúcia Leite!
(agradecida por me deixar postar em seu blog)

Ivan Leite disse...

Obrigado pelo seu comentário. É o comentário de alguém consciente do que quer e faz. Parabéns pelo aprendizado que Goethe te proporcionou. Esta era a minha intenção ao postar este pensamento, fazer as pessoas pensarem.