domingo, 10 de abril de 2011

A família dando voltas nas ruas


Ivan Leite

Família, segundo os dicionários, é um conjunto formado por duas pessoas ligadas pelo casamento e pelos seus eventuais descendentes. Mas nas últimas décadas esse modelo de família já não existe mais, pelo menos, em uma boa parte da
sociedade. Os sociólogos poderiam explicar o porquê, mas isso não é o objeto deste texto.
Enquanto os sociólogos discutem esse assunto, percebo que em alguns carros nas ruas da cidade, as famílias estão mais unidas do que nunca. Calma, eu explico.
Os adesivos de família colados na traseira dos carros se tornaram uma febre nos centros urbanos, pelo menos na cidade onde eu moro eles podem ser percebidos. Não sei se em Botucatu, Osvaldo Cruz ou outras cidades do interior isso é possível observar, só sei que eles são interessantes para uma reflexão.
Nos adesivos de família podemos observar a presença de um pai, de uma mãe, dos filhos, dos seus animais de estimação e, até mesmo, das suas devidas sogras e sogros. Vemos que todos estão sorrindo e de bem com a vida, como se o pertencer a uma família fosse o centro dessa felicidade. Os adesivos mostram como deveria ser realmente uma família.
É interessante pensar que quem os coloca tem essa consciência: que a família pode ser geradora de bem estar e felicidade, senão, não os colariam nas traseiras de seus carros, pois todos estão de mãos dadas, formando um elo entre seus ascendentes e descendentes, representando a união familiar.
Embora os noticiários nos mostrem a todo o momento o desmoronar da família, a visão desses adesivos me dão a sensação de que nem tudo está perdido, que no meio de tanta notícia ruim, tem gente que a considera e a valoriza.
Mesmo que as famílias tenham seus conflitos internos no dia a dia, que os considero necessários para o posicionamento de ideias, percebo por meio destes adesivos que o objetivo deles é passar a ideia de que harmonia poderia existir.
Se essa brincadeira dos adesivos levarem as pessoas a refletirem sobre a essência da família e que ela pode ser um ambiente agradável, eu torço para que esta rede de adesivos colados nas traseiras dos carros cresça e se multiplique.


Santo André - outono - Original: 08.04.2011 às 12h50min - atualizado em: 10.04.2011 às 15h39min.

Um comentário:

catléia disse...

Prof. Ivan, aqui em Botucatu também tem muitos carros com estes adesivos colados. Eu acredito e valorizo muito a família, porque ela é a nossa base e a nossa sustentação, o porto seguro das tempestades da vida. Mesmo com os problemas que os membros dela enfrentam, o mais importante é não esquecer seu significado, sua enorme importância. É na família que aprendemos a conviver em sociedade, a nos socializar, a dividir as coisas, a somar esforços.
Parabéns pelo belíssimo texto, pela reflexão!