sexta-feira, 2 de março de 2012

Tecnologia da Informação e Comunicação - TICs


SOARES, Magda. Novas Práticas de Leitura e Escrita: Letramento na Cibercultura

Acesse o Link: http://www.scielo.br/pdf/es/v23n81/13935.pdf.  [10.02.2012]

                Resposta de Ivan Leite para o Curso: Currículo e prática docente da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo sobre o papel do professor na sociedade da informação do século XXI e o letramento digital dos alunos.

               
          O papel do professor na sociedade da informação do século XXI é estar atualizado com este mundo tecnológico que se modifica e se atualiza com uma rapidez estonteante. Esse mundo tecnológico, já é algo que alguns alunos trazem da convivência com suas famílias, pois a usam como forma de se comunicar, se informar e se divertir. Cabe ao professor o papel de estimulá-los sempre e orientá-los no sentido de que eles se movimentem nesse mundo
tecnológico com eficiência e segurança, porque, como diz Magda Soares: “...o texto eletrônico é fugaz, impermanente e mutável...”. Por esse motivo, cabe ao professor orientá-los a procurarem sites oficiais e/ou confiáveis com referências bibliográficas atualizadas e despertá-los para aquilo que pode ajudá-los a fazer deles seres críticos.

          Quanto ao letramento digital dos alunos parte-se da mesma premissa do letramento da cultura do papel, é necessário, como diz Pierre Lévy, que os alunos sejam alfabetizados, pois como diz o escritor Pedro Bandeira, o aluno não alfabetizado é um “exilado em seu próprio país”. Para que todos possam participar dessa revolução tecnológica, cabe ao professor alfabetizá-lo também nessa tecnologia, orientando e sugerindo caminhos de leitura mais eficientes para que ele possa usufruir daquilo que a sociedade oferece ao cidadão letrado: o direito de estar informado para ter o direito de escolha e não, ao contrário, ficar à margem da sociedade. 

Ivan Leite - 01.03.2012 - Santo André - 10:30h

2 comentários:

Ivan Leite disse...

Comentário: Tutora: Valéria Leão

Realmente o papel do professor deve ser transformado: ele não mais ensina, mas é aquele que orienta o aluno a buscar os seus conhecimentos e o letramento digital deve ser oferecido ao aluno.

O uso das TICs pode oferecer várias possibilidades de leitura - uma vez que a facilidade de ter em mãos "um mundo" de informações pode auxiliá-lo a comparar e verificar a veracidade dos dados de várias disciplinas, áreas etc.

Valéria Leão

Prof. Joaquim Luiz Nogueira disse...

Ótimo sua visão sobre como deve atuar um professor no dia de hoje, ou seja, tem que se atualizar com o seu tempo.
Se tiver tempo veja um texto que escrevi com base nas ideias de ZIZEK e Um comercial de café com o título
O espírito do Capitalismo pós 1968 e a educação.