Ivan Leite
Nas minhas várias buscas de um caminho que fizesse sentido para as coisas que realmente acreditava e que eram importantes para minha alma humana, encontrei em 1994, nos meus 33 anos de vida, uma palestra que pôs diante de mim uma pessoa e uma filosofia. A pessoa: Daniella Torre, hoje, Daniella Torre Ambires, a palestrante. A filosofia: a Antroposofia.
A partir delas cheguei, em agosto de 2006, ao Mainumby II (2005-2008) um lugar de aprendizagem das práticas da Pedagogia Waldorf que a Antroposofia em seus vários seguimentos nos proporciona.
O texto abaixo traz um breve histórico/apresentação do que é o Mainumby, pois pretendo postar neste Blog os resumos das aulas e algumas vivências que, nos últimos anos, o Mainumby me proporcionou.
Mainumby: O que é
Mainumby é o nome do curso do Centro de Formação de Educadores Sociais da Associação Comunitária Monte Azul em São Paulo. O curso, por enquanto, não é reconhecido pelo MEC; é dirigido às pessoas com mais de 21 anos, que atuem diretamente com crianças e jovens, como professores, educadores, arte-educadores, em rede de escolas públicas ou entidades sociais e pretende formar e instrumentalizar educadores para a prática pedagógica orientada pela Pedagogia Waldorf.
O Mainumby tem como objetivo: contribuir para que cada vez mais crianças e jovens em situação social menos favorecida, sejam beneficiadas através do contato com educadores orientados por uma pedagogia que contempla suas reais necessidades.
O curso tem duração de três anos, divididos em 6 semestres. Acontece aos sábados, com carga horária de cinco horas, de quinze em quinze dias e, atualmente, está na sua versão III (Turmas 2010-2012).
As Aulas
Aulas de Artes – Vivências - Sentir
- Durante os 3 anos, com duração de um semestre cada, todos os alunos participam de seis modalidades artísticas alinhadas com os princípios da Pedagogia Waldorf.
Grupos de Interesses – Ação no Mundo - Agir
- Os alunos se agrupam de acordo com a faixa etária com que trabalham. É um espaço para que educadores que atuam nas mesmas áreas, possam trocar experiências e elaborar em conjunto maneiras de pôr em prática os conteúdos aprendidos nas aulas teóricas e artísticas. Há um grupo específico para pessoas que trabalham com os portadores de necessidades especiais.
Avaliação
A cada aula do grupo de interesse, cada participante entrega um breve resumo da aula principal do encontro anterior ao coordenador; esse poderá acompanhar a compreensão de seu grupo, inclusive preparando-se para esclarecimentos que perceber necessários no encontro seguinte.
“A educação continuada é um instrumento indispensável para todo o profissional da atualidade, em vista dos grandes desafios que as rápidas mudanças na nossa sociedade trazem. Em relação ao educador, este fenômeno se potencializa, pois as crianças são os maiores portadores dos fenômenos indicativos do futuro.” (Transformar é possível! Pág. 123)
Bibliografia:
Transformar é possível!: A Associação Comunitária Monte Azul entre os desafios e conquistas [Organização] Ute Craemer, Renate Keller Ignácio. – São Paulo: Peirópolis, 2008 [208 p.]
Regulamento para o Mainumby III – Centro de Educadores Sociais, 2010 [3 p.]
Onde adquirir o livro: http://www.travessa.com.br/TRANSFORMAR_E_POSSIVEL/artigo/3cfccb38-be25-4857-88d0-18615a16c89b
Santo André – 23 de abril de 2011 – outono – 13h49min
3 comentários:
Oi Ivan, acompanharei seu "Diário"! ... bacana você escrever sobre o nosso querido Mainumby ... abraços!
Obrigado, Vera. Espero que você goste.
Quanta riqueza!
Obrigada por compartilhar!
Postar um comentário