domingo, 15 de setembro de 2013

“Conferência confirma que Plutão deixa de ser planeta” – Notícia

MgMe – Atividade: “Conferência confirma que Plutão deixa de ser planeta” – Notícia

Aplicação da Atividade: “Conferência confirma que Plutão deixa de ser planeta”; gênero textual: Notícia.

A NOTÍCIA:

Conferência confirma que Plutão deixa de ser planeta

da Folha Online

A União Astronômica Internacional excluiu nesta quinta-feira Plutão como um planeta do Sistema Solar, após longas e intensas controvérsias sobre a resolução. A decisão foi votada hoje no plenário da 26ª Assembleia Geral da entidade, realizada em Praga. O Sistema Solar passa assim a ter oito planetas em vez de nove. 

Segundo a definição estabelecida pela União Astronômica Internacional, um planeta é aquele que tem massa suficiente para ficar isolado em sua órbita, o trajeto que percorre em volta do Sol. 

"Em sua formação e evolução o planeta "limpa" a região a sua volta", explica o astrônomo do Laboratório Nacional de Astrofísica Carlos Torres. "Em torno da órbita de Plutão há vários outros corpos, por isso ele não é mais um planeta", acrescenta. 

Especialistas afirmam que em poucos anos deverão ser catalogados vários planetas anões no Sistema Solar.

Folha de São Paulo, Disponível em:


Questão:

Segundo o texto, Plutão foi expulso do sistema Solar porque

A- (     ) ele é um planeta anão.
B- (     ) sua órbita foi alterada.
C- (     ) inexistem corpos celestes à sua volta.
D- (     ) há outros corpos celestes em torno da sua órbita.



Introdução:

Atividade aplicada aos alunos do 7º. Ano F da Escola Estadual João Baptista Marigo Martins nos dias 02 e 03 de setembro de 2013, em 3 aulas de 50 minutos. Alunos participantes: 33 (29 responderam; 1 faltou na 2ª. e 3ª. aulas; 1 não terminou; 1 não respondeu; 1 especial.)

Preparação da aplicação:

Em sua leitura para aplicação da atividade, o professor destacou 17 palavras-chaves que pensou serem necessárias para a compreensão do aluno em sua leitura, foram elas: Conferência; Astronômica; Plutão; Planeta; Sistema Solar; Controvérsia; resolução; plenário; assembleia; entidade; Praga; segundo; massa; órbita; formação; evolução; astrônomo. Todas as palavras foram pesquisadas no dicionário para ver se o entendimento do texto seria mais ampliado.

Das palavras previstas pelo professor, só a palavra “Conferência” não foi circulada pelos alunos; já as palavras: “Segundo”; “Formação” e “evolução” foram circuladas apenas uma vez e as palavras: “Astronômica” (20); “controvérsia” (15) e “órbita” (15) foram as mais circuladas pelos 29 alunos efetivamente participantes.

Além das palavras previstas pelo professor, os alunos circularam mais 18 palavras, foram elas: “Astrofísica” (9); “catalogados” (9); “estabelecida” (2); “laboratório nacional” (5); “isolado” (4); “acrescenta” (2); “definição” (2); “percorre” (4); “corpos” (1); “intensas” (3), “decisão” (1); “votada” (1); “26ª.” (2); “União” (2); “trajeto” (3); “especialista” (1); “Internacional” (1) e a expressão: “limpa a região ao seu redor”.

Resultado Final:

Dos 29 alunos que participaram efetivamente da aplicação da atividade, escolheram: A = 17 (58,7%); B = 3 (10.4%); C = 5 (17,2%); D = 4 (13,7%) como alternativas corretas no teste de múltipla-escolha.

Conclusões:

A grande maioria dos alunos, dezessete no caso, escolheu erradamente a letra A, sendo a letra D a correta. A hipótese para explicar, está na proximidade do último parágrafo da notícia, onde percebemos a conclusão do (a)  jornalista de que: “Especialistas afirmam que em poucos anos deverão ser catalogados vários planetas anões no Sistema Solar.”, com a alternativa “A”: “ele é um planeta anão.” Por falta de checagem das alternativas com o texto, os alunos não perceberam que a alternativa “D”: “há outros corpos celestes em torno da sua órbita.” estava semelhante às palavras do astrônomo: “Carlos Torres”, que dizia: “Em torno da órbita de Plutão há vários outros corpos, por isso ele não é mais um planeta”.

Dos quatro alunos que responderam corretamente a questão, justificaram que leram no texto a resposta: “Porque tinha outros corpos celestes”, “li as alternativas, depois li o texto e vi qual alternativa se encaixava ao texto”; “Porque há outros corpos celestes” e “Lendo o texto”.

Cinco Dimensões da leitura:

1) Processo Neurofisiológico: A notícia em questão é formada por um total de 139 palavras e composta por 19,8 palavras em média em 7 períodos curtos, portanto, o texto apresentado aos alunos possui “frases mais adaptadas aos quadros mentais do leitor”, conforme as palavras de Vincent Jouve. Observou-se, no entanto, com a ampliação do vocabulário previsto pelo professor, de 17 palavras para um total de 35 vocábulos, que os alunos não compreenderam e sentiram uma dificuldade maior em associarem as palavras ao seu sentido, limitando o deciframento e a compreensão da leitura do texto apresentado.

2) Processo Cognitivo: Para um entendimento maior da leitura da notícia sobre Plutão, o professor afixou na lousa um esquema do Sistema Solar atual e como conhecimento prévio sobre o gênero textual exigido pela questão, houve, no mês de agosto de 2013, aulas sobre o gênero textual: notícia, onde foram apresentadas aos alunos modelos de notícias e as características do gênero estudado por escrito, além de fazerem duas produções do gênero. Os alunos não lembraram que na notícia as falas das pessoas vêm entre aspas e se lembrassem, teriam percebido na explicação do astrônomo “Carlos Torres” sobre o porquê de Plutão não ser mais planeta.

3) Processo argumentativo: Por ser uma notícia em que há um tema de divulgação científica, ficou claro que os alunos sentiram dificuldade em se identificar com a leitura, pois demonstraram dificuldade na leitura de alguns vocábulos ligados a termos científicos.

4) Processo Simbólico: Sem dúvida o gênero notícia está presente na vida social do aluno, portanto ele se identifica com a leitura, o problema está ligado à identificação do assunto, que ficou provado que não é de fácil compreensão para eles.

Da Aplicação:

Após a distribuição de folhas de papel almaço aos alunos, o professor explicou a eles, de forma resumida, as sequências da aplicação da questão que seria colocada a eles e que no final deveriam responder e justificar como chegaram à resposta correta. O professor, também, colocou a eles os seus objetivos: observar e fazer um relatório sobre a aplicação da atividade para postar na página do curso on-line que está fazendo, MGME.

Na sequência, o professor começou a escrever na lousa, pedindo aos alunos que colocassem o nome; o número; o ano e a data na folha almaço e pediu para que os alunos copiassem o texto base do exercício; a notícia: “Conferência confirma que Plutão deixa de ser planeta”, duração 1 aula.

No dia posterior, em 2 aulas seguidas, cortadas por um intervalo de 20 minutos, o professor distribuiu novas folhas aos alunos faltantes do dia anterior e distribuiu uma cópia do texto base que foi colado por 5 deles; e 2 alunos que não haviam copiado por inteiro e texto no dia anterior.

No início da segunda aula, o professor fez uma leitura compartilhada do texto e seguida silenciosamente pelos alunos, não houve interrupção. Continuando, pediu aos alunos, oralmente, que lessem a notícia silenciosamente, mas que circulassem as palavras e expressões que não compreendessem, antes escreveu na lousa o que havia acabado de pedir; os alunos copiaram a instrução em suas folhas.

Após todos terminarem de circular as palavras e expressões, o professor afixou um painel onde podia se ver um esquema do Sistema Solar atual, ou seja, sem Plutão, onde podiam se observar o Sol e os planetas em suas órbitas. Houve muitas perguntas, que foram respondidas pelo professor, outras não por falta de conhecimento.

Na sequência, o professor tentou trabalhar as palavras circuladas, mas não houve interesse pela maioria dos alunos, nesse caso, o professor escreveu na lousa a proposta de resolução da questão sobre a notícia e pediu em outra questão que eles justificassem por escrito, relatando como ele chegou à resposta correta.

Por último, o professor pediu que os alunos relatassem em poucas palavras, o que acharam de fazer a atividade.

Ivan Leite – Santo André – 07 de setembro de 2013 – Inverno – 19h03min

2 comentários:

Ivan Leite disse...

Marcelo Massari (Tutor)disse:

Oi, Ivan. Você atendeu plenamento os ítens solicitados para a atividade, alcançando o objetivo proposto, que é o de entender os processos que levam os alunos a realizarem a leitura de questões objetivas de forma eficaz.

Ivan Leite disse...
Este comentário foi removido pelo autor.