Aplicação da Atividade: “Conferência confirma que Plutão deixa de ser
planeta”; gênero textual: Notícia.
A NOTÍCIA:
Conferência confirma que Plutão deixa
de ser planeta
da Folha Online
A União
Astronômica Internacional excluiu nesta quinta-feira Plutão como um planeta do
Sistema Solar, após longas e intensas controvérsias sobre a resolução. A
decisão foi votada hoje no plenário da 26ª Assembleia Geral da entidade,
realizada em Praga. O Sistema Solar passa assim a ter oito planetas em vez de
nove.
Segundo a
definição estabelecida pela União Astronômica Internacional, um planeta é
aquele que tem massa suficiente para ficar isolado em sua órbita, o trajeto que
percorre em volta do Sol.
"Em sua
formação e evolução o planeta "limpa" a região a sua volta",
explica o astrônomo do Laboratório Nacional de Astrofísica Carlos Torres.
"Em torno da órbita de Plutão há vários outros corpos, por isso ele não é
mais um planeta", acrescenta.
Especialistas
afirmam que em poucos anos deverão ser catalogados vários planetas anões no
Sistema Solar.
Folha de São Paulo,
Disponível em:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u15073.shtml - (acessado em 31.08.2013)
Questão:
Segundo o texto, Plutão foi expulso do sistema Solar porque
A- ( ) ele é um planeta anão.
B- ( ) sua órbita foi alterada.
C- ( ) inexistem corpos celestes à sua volta.
D- ( ) há outros corpos celestes em torno da sua órbita.
Introdução:
Atividade aplicada aos alunos do
7º. Ano F da Escola Estadual João
Baptista Marigo Martins nos dias 02 e 03 de setembro de 2013, em 3 aulas de
50 minutos. Alunos participantes: 33 (29 responderam; 1 faltou na 2ª. e 3ª. aulas;
1 não terminou; 1 não respondeu; 1 especial.)
Preparação da aplicação:
Em sua leitura
para aplicação da atividade, o professor destacou 17 palavras-chaves que pensou
serem necessárias para a compreensão do aluno em sua leitura, foram elas: Conferência;
Astronômica; Plutão; Planeta; Sistema Solar; Controvérsia; resolução; plenário;
assembleia; entidade; Praga; segundo; massa; órbita; formação; evolução;
astrônomo. Todas as palavras foram pesquisadas no dicionário para ver se o
entendimento do texto seria mais ampliado.
Das palavras
previstas pelo professor, só a palavra “Conferência” não foi circulada pelos
alunos; já as palavras: “Segundo”; “Formação” e “evolução” foram circuladas
apenas uma vez e as palavras: “Astronômica” (20); “controvérsia” (15) e
“órbita” (15) foram as mais circuladas pelos 29 alunos efetivamente
participantes.
Além das
palavras previstas pelo professor, os alunos circularam mais 18 palavras, foram
elas: “Astrofísica” (9); “catalogados” (9); “estabelecida” (2); “laboratório
nacional” (5); “isolado” (4); “acrescenta” (2); “definição” (2); “percorre”
(4); “corpos” (1); “intensas” (3), “decisão” (1); “votada” (1); “26ª.” (2);
“União” (2); “trajeto” (3); “especialista” (1); “Internacional” (1) e a
expressão: “limpa a região ao seu redor”.
Resultado Final:
Dos 29 alunos
que participaram efetivamente da aplicação da atividade, escolheram: A = 17 (58,7%); B = 3 (10.4%); C = 5
(17,2%); D = 4 (13,7%) como alternativas corretas no teste de
múltipla-escolha.
Conclusões:
A grande maioria
dos alunos, dezessete no caso, escolheu erradamente a letra A,
sendo a letra D a correta. A hipótese para explicar, está na
proximidade do último parágrafo da notícia, onde percebemos a conclusão
do (a) jornalista de que: “Especialistas
afirmam que em poucos anos deverão ser catalogados vários planetas anões no
Sistema Solar.”, com a alternativa “A”: “ele é um planeta anão.” Por
falta de checagem das alternativas com o texto, os alunos não perceberam que a
alternativa “D”: “há outros corpos celestes em torno da sua órbita.” estava semelhante
às palavras do astrônomo: “Carlos Torres”, que dizia: “Em torno da órbita de Plutão há
vários outros corpos, por isso ele não é mais um planeta”.
Dos quatro
alunos que responderam corretamente a
questão, justificaram que leram no texto a resposta: “Porque tinha outros
corpos celestes”, “li as alternativas, depois li o texto e vi qual alternativa
se encaixava ao texto”; “Porque há outros corpos celestes” e “Lendo o texto”.
Cinco Dimensões da leitura:
1) Processo
Neurofisiológico: A notícia em questão é formada por um total de 139
palavras e composta por 19,8 palavras em média em 7 períodos curtos, portanto,
o texto apresentado aos alunos possui “frases mais adaptadas aos quadros
mentais do leitor”, conforme as palavras de Vincent
Jouve. Observou-se, no entanto, com a ampliação do vocabulário previsto
pelo professor, de 17 palavras para um total de 35 vocábulos, que os alunos não
compreenderam e sentiram uma dificuldade maior em associarem as palavras ao seu
sentido, limitando o deciframento e a compreensão da leitura do texto
apresentado.
2) Processo
Cognitivo: Para um entendimento maior da leitura da notícia sobre
Plutão, o professor afixou na lousa um esquema do Sistema Solar atual e como
conhecimento prévio sobre o gênero textual exigido pela questão, houve, no mês
de agosto de 2013, aulas sobre o gênero textual: notícia, onde foram
apresentadas aos alunos modelos de notícias e as características do gênero
estudado por escrito, além de fazerem duas produções do gênero. Os alunos não
lembraram que na notícia as falas das pessoas vêm entre aspas e se lembrassem,
teriam percebido na explicação do astrônomo “Carlos Torres” sobre o porquê de
Plutão não ser mais planeta.
3) Processo
argumentativo: Por ser uma notícia em que há um tema de divulgação
científica, ficou claro que os alunos sentiram dificuldade em se identificar com
a leitura, pois demonstraram dificuldade na leitura de alguns vocábulos ligados
a termos científicos.
4) Processo
Simbólico: Sem dúvida o gênero notícia está presente na vida social do
aluno, portanto ele se identifica com a leitura, o problema está ligado à
identificação do assunto, que ficou provado que não é de fácil compreensão para
eles.
Da Aplicação:
Após a
distribuição de folhas de papel almaço aos alunos, o professor explicou a eles,
de forma resumida, as sequências da aplicação da questão que seria colocada a
eles e que no final deveriam responder e justificar como chegaram à resposta
correta. O professor, também, colocou a eles os seus objetivos: observar e
fazer um relatório sobre a aplicação da atividade para postar na página do
curso on-line que está fazendo, MGME.
Na sequência, o
professor começou a escrever na lousa, pedindo aos alunos que colocassem o
nome; o número; o ano e a data na folha almaço e pediu para que os alunos
copiassem o texto base do exercício; a notícia: “Conferência confirma que Plutão deixa de ser planeta”, duração 1
aula.
No dia posterior,
em 2 aulas seguidas, cortadas por um intervalo de 20 minutos, o professor
distribuiu novas folhas aos alunos faltantes do dia anterior e distribuiu uma
cópia do texto base que foi colado por 5 deles; e 2 alunos que não haviam
copiado por inteiro e texto no dia anterior.
Após todos
terminarem de circular as palavras e expressões, o professor afixou um painel
onde podia se ver um esquema do Sistema Solar atual, ou seja, sem Plutão, onde
podiam se observar o Sol e os planetas em suas órbitas. Houve muitas perguntas,
que foram respondidas pelo professor, outras não por falta de conhecimento.
Na sequência, o
professor tentou trabalhar as palavras circuladas, mas não houve interesse pela
maioria dos alunos, nesse caso, o professor escreveu na lousa a proposta de
resolução da questão sobre a notícia e pediu em outra questão que eles
justificassem por escrito, relatando como ele chegou à resposta correta.
Por último, o
professor pediu que os alunos relatassem em poucas palavras, o que acharam de
fazer a atividade.
Ivan Leite – Santo André – 07 de setembro
de 2013 – Inverno – 19h03min
2 comentários:
Marcelo Massari (Tutor)disse:
Oi, Ivan. Você atendeu plenamento os ítens solicitados para a atividade, alcançando o objetivo proposto, que é o de entender os processos que levam os alunos a realizarem a leitura de questões objetivas de forma eficaz.
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