Situação de Aprendizagem:
- Leitura da crônica: “Avestruz” de Mário Prata
*Numa roda de leitura.
[Antes da leitura]
* Oralmente
1 – Ativação de conhecimento de mundo:
1.1 – Professor traz para os alunos a imagem de um avestruz;
1.2 – Professor traz para os alunos informações sobre o avestruz: tamanho, peso, habitat...;
1.3 – Professor comenta sobre as características do gênero crônica;
1.4 – Professor comenta sobre o objetivo da crônica: leitura de entretenimento, pois tem muitas situações cômicas;
1.5 – Professor esclarece o termo: cômico;
1.6 – Professor pergunta:
- já viram um avestruz?;
- onde?;
- O avestruz poderia ser um animal de estimação?;
- O avestruz poderia servir de presente de aniversário?
1.7 – Professor traz informações sobre o autor: Mário Prata.
2 – Leitura compartilhada:
[Durante a leitura]
2.1 – professor lê para os alunos e, constantemente, vai parando a leitura para fazê-los perceber as situações cômicas que a crônica traz:
- “... tem uma plantação, digo, criação deles...”;
- “... se entregam em domicílio...”;
- “... não devia mais ter estoque de asas no paraíso...”;
- “... assustando as demais aves normais...”;
- “... sacanagem, Senhor...”;
- “... Deus não sabia se era ave ou camelo.”;
- “... ser meio abominável...”;
- “... pescoço em forma de salsicha...”;
- “... entrando depois na menopausa...”;
- “... não têm, (...) TPM...”;
- “... uma avestruz com TPM é perigosíssima...”;
- Ele come tudo “e, se descuidar, um mouse de vez em quando cai bem...”;
- O garoto “disse que troca o avestruz por 5 gaivotas e um urubu.”;
3 – Comparação de informações:
3.1 – O avestruz X A avestruz;
3.2 – Autor (MG, criado em Lins - SP) X Narrador (Floripa/ Florianópolis).
4 – Generalizações:
4.1 – Repetição do pronome demonstrativo (aquilo) com o sentido de indefinido, ou seja, é usado de forma que o avestruz se torna um animal desprezível.
5 – Percepção de outras linguagens:
5.1 – Desenho animado “Fantasia” da Disney, onde as avestruzes e outros animais dançam ao som da Orquestra de Filadélfia, sob a regência de Leopold Stokowski;
5.2 – E-mail – correio eletrônico como meio de comunicação.
6 – Discussão:
6.1 – Esta correto, uma criança, pelo jeito mimada, insistir em ter como presente de aniversário um animal selvagem, e os pais levarem em consideração esse pedido?
6.2 – Ambiente rural X Ambiente urbano - Diferenças;
7 – Valores éticos:
7.1 – Está certo tirar um animal de seu habitat selvagem (rural) para viver num ambiente alheio ao seu (urbano)?
8 – Avaliação:
8.1 – Pesquisar sobre animais selvagens em extinção.
Santo André - 15 de setembro de 2013 - Inverno - 10h33min
Nenhum comentário:
Postar um comentário