ADVERTÊNCIA: O texto que você vai ler são anotações de palestra. Embora me esforce para ser fiel as falas da palestrante, tem partes que meu texto parece descontínuo. Ouvir, se conscientizar e anotar é um processo que, às vezes, pela rapidez das colocações da palestrante, não se completa na escrita, a memória nos deixa "na mão". Para não perder todo um conteúdo, rico em informação, uso o recurso de frases soltas. Espero que a leitura seja de alguma forma proveitosa. Posto isso, fico aberto para sugestões de alterações ou complementações.
Mainumby III – 2010
Centro de Formação de Educadores Sociais da Associação Comunitária Monte Azul – Rua Tomás de Sousa, 552 – São Paulo
Relatório de Ivan Leite
Data: 10 de abril de 2010
1º. Semestre de 2010 – O desenvolvimento do ser humano
Palestra: Biografia humana
Palestrante: Claudia Figueiredo
A palestrante iniciou sua explanação fazendo uma pequena apresentação biográfica dos seus 51 anos de vida; disse que ficou muito tempo fora do país, Alemanha, e que conheceu a pedagogia Waldorf há alguns anos e atuou na Associação Monte Azul na área terapêutica e pedagógica. Disse à assembléia que: “só aprendemos na interação, na troca” e que poderíamos intervir na sua explicação a qualquer momento.
Como imagem inicial, contou uma pequena história da tradição oral que dizia assim:
“Um rapaz toda vez que comia maçãs observava as sementes dispostas em forma de estrelas de cinco pontas, admirado, Joãozinho começou a guardá-las, quando viu que já tinha certa quantidade, pediu a sua mãe um saquinho e colocou-as dentro dele e pediu para sua mãe costurar um saco maior. Com o tempo aquele também ficou cheio; pediu a mãe para costurar um maior ainda para guardar as sementes. Com o passar do tempo Joãozinho cresceu e se transformou em Joãozão. Certo dia, sentindo-se pronto para plantar suas sementes e acompanhado de seu livro sagrado, plantou a primeira semente de maçã no quintal da casa de sua mãe e seguiu pelo mundo. Ao chegar aos lugares sempre plantava uma semente de maçã. Foi caminhando e indo mais e mais até o dia em que chegou ao mar e não pôde mais seguir e voltou. Ao retornar, e sempre acompanhado do livro sagrado, observou o tamanho das macieiras que plantara pelo caminho. Chegando a sua casa, a mãe serviu-lhe uma maça colhida da árvore de sua primeira semente plantada.”
A imagem desta história poderá ser percebida em toda explanação da palestra: “A biografia humana”.
Claudia inicia explicando que o desenvolvimento humano se divide por setênios, ou seja, são períodos de 7 em 7 anos em que acontece transformações importantes no ser humano.
Disse que de forma geral o homem passa por um período de transformações pessoais que dura do zero aos 63 anos de idade e complementou dizendo que depois disso é só ganhos.
Complementando sua exposição, falou sobre de que consiste o ser humano:
1- de um corpo físico palpável e diferente entre todos os seres;
2- de um corpo de sentimentos e emoções;
3- de um corpo de um âmbito maior, ainda, que está nossa individualidade.
Afirmou que cada individualidade o “EU” vem de um âmbito que não é físico e nem material e que somos um todo formado por todas essas partes.
Na sequência desenhou e explicou esquematicamente sobre a Curva Biográfica:
Uma curva descendente vinda de cima para baixo, chamada: curva da individualidade, de âmbito não físico e outra ascendente vinda de baixo para cima chamada: curva da vida física de âmbito material do desenvolvimento físico. No centro, no encontro das duas curvas, uma linha temporal dividida em períodos de 7 anos.
ESQUEMA:
Afirmou que nos primeiros 21 anos arrumamos “a casa” do nosso jeito.
Do 0 aos 7 anos:
- Há o desenvolvimento do corpo físico-orgânico;
- Desenvolve o sistema nervoso central;
- Desenvolve os órgãos dos sentidos;
- O ser é uma porta aberta ao mundo, tudo atua sobre ele;
- A imagem é o “ninho”;
- Ela é como um grande órgão dos sentidos;
Como ela aprende até mais ou menos até os 9 anos.
Do 0 aos 3 anos:
- Aprende a andar e conquista do espaço;
- Aprende a falar e conquista o social;
- Aprende a pensar com pensamentos associativos.
Claudia ressalva que hoje em dia tudo está antecipado.
Aos 7 anos:
- O professor – mundo x criança;
- Troca dos dentes de leite,
- Pulsação se equilibra (nível orgânico/ ritmo/...);
Aos 9/10 anos:
- As simpatias, antipatias, briguinhas já estão presentes.
Aos 12 anos:
- “Queda do paraíso”, o ser percebe que nem tudo é lindo.
O adolescente:
- Amadurece a área sexual;
- Ele quer se ligar a esse mundo;
- Está ligado ao mundo dos ideais (dos ídolos);
- Forças puxam para cima;
- Forças puxam para terra;
- Precisam de professores que passem verdades;
- Precisam aprender as conseqüências dos atos, da liberdade e
responsabilidade;
- Ele busca referências ideais.
Dos 21 aos 28 anos:
- Trabalha a alma da sensação;
- Vai para o mundo se autodesenvolver, (imagem: mochila nas costas)
- Vai aprender experimentando; por isso que é importante errar.
Dos 28 aos 35 anos:
- Trabalha a alma da razão e da índole;
- Crise dos talentos;
- Começa a ficar exigente: escolhe se quer ou não quer;
- Quer se apropriar das coisas da terra;
- Organiza horários, tarefas, resolve ganhar dinheiro;
- Organiza, mas esquece de si;
- Tenho que cuidar do presente.
Dos 35 aos 42 anos:
Claudia cita Rudolf Steiner: “Steiner diz que a vida começa aos 40 anos, pois já aprendeu o suficiente para entregar ao mundo”
- Trabalha a alma da consciência;
- Quem sou eu?
- Quer viver sua essência;
- Transforma o essencial e não perde tempo com bobagem;
- Após os 40, há a possibilidade do amadurecimento espiritual.
Claudia diz que após os 42 anos estamos trabalhando a sabedoria humana e deixa claro que sabedoria não é conhecimento.
A palestrante encerra a palestra citando uma frase de efeito: eu não educo ninguém, se eu não me autoeducar.
Para saber mais, Claudia Figueiredo indica duas leituras essenciais:
“Tomar a vida nas mãos” de Gudrum Burkhard;
“Fases da Vida: desvendando o crescimento” de Bernard Lievegoed
Bibliografia:
Antações de Palestra.
Esquema: Scheven, Evelyn. O Caminho de Cristo. Ferrari Editora e Artes Gráficas 2005
Ivan Leite - Santo André - 23 de abril de 2010 - Outono
Para saber mais:
Clique: O que é Mainumby
Clique: Rudolf Steiner, quem é
Anotações de Palestra - Mainumby - III - 2010
1a. Palestra: Biografia Humana
2a. Palestra: Clique: O primeiro ano de vida da criança - I
3a. Palestra: Clique: O primeiro ano de vida da Criança - II
1a. Palestra: Biografia Humana
2a. Palestra: Clique: O primeiro ano de vida da criança - I
3a. Palestra: Clique: O primeiro ano de vida da Criança - II
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