quinta-feira, 28 de abril de 2011

Um olhar, um gesto eterno (*)

Vejo nos olhos ternura
Logo meu coração derrete
É como se eu visse carência
Afetos exigidos que quase
sempre deixamos de dar.


Amar ainda é a melhor coisa
Amamos de vários modos, mas...
tem que existir a certeza no olhar,
se não... não há trânsito.


Amamos por vezes baseados em palavras
e estas quase sempre se dissolvem no vento
que insiste em levar os significados
para longe, na terra do esquecimento.


Amar ainda é a melhor coisa
Porque dele tiramos alegria
Visíveis aos nossos lábios,
eterno no nosso ser.


Entre olhares seguimos vivendo
Repressivos ou expressivos?
Por isso é que fixo neles
Eles dizem o que a alma sente.


Se estamos tristes as gotas os revelam
Se estamos contentes, brilham
Se estamos pensativos são neutros
Porque estão enxergando apenas pensamentos.


E as cores? Ah! as cores
Dão o brilho ao que é real
Pois são simplesmente a estética humana.


Pretos, castanhos, azuis ou verdes
O que importa? A sua beleza dependerá
da intensidade de nossos sentimentos
a cada segundo vivido.


Como se fosse um jogo
Eles se cravam um no outro
Pedindo, chamando, comunicando canções
tudo bem, estou pronto, venha...


Expreessando-se
Suaves ou rudes
Singelos ou ingênuos
doces ou ternos
depende só do peso de nossas almas
 
(Ivan Leite - Santo André - 20 de maio de 1985 - 13h45min - outono)

(*) Poema publicado originariamente na 1a. Revista de Letras da Fundação Santo André em 1985

terça-feira, 26 de abril de 2011

Poesia: um conceito

"..., concretamente a poesia é a arte de escrever, não para exprimir ideias ou transmitir emoções - função da prosa -, mas para criar outras realidades necessárias, estabelecendo relações sempre novas entre as cousas e o nosso contato com elas, entre o seu mistério e o nosso sentimento, entre a sua realidade e os nossos sentidos."
 Onestaldo de Pennafort

FONTE: Manuel Bandeira - Coleção Fortuna Crítica - No. 5 - Organização: Sonia Brayner - Civilização Brasileira - 1980 - página: 102 - 6o. parágrafo.

domingo, 24 de abril de 2011

Mainumby: O que é

Ivan Leite

Nas minhas várias buscas de um caminho que fizesse sentido para as coisas que realmente acreditava e que eram importantes para minha alma humana, encontrei em 1994, nos meus 33 anos de vida, uma palestra que pôs diante de mim uma pessoa e uma filosofia. A pessoa: Daniella Torre, hoje, Daniella Torre Ambires, a palestrante. A filosofia: a Antroposofia.

A partir delas cheguei, em agosto de 2006, ao Mainumby II (2005-2008) um lugar de aprendizagem das práticas da Pedagogia Waldorf que a Antroposofia em seus vários seguimentos nos proporciona.

 Satisfeito, continuo atualmente na versão atual do Mainumby III (2010-2012) e na busca do alimento necessário à prática diária do meu trabalho como professor de Língua portuguesa no Estado.

O texto abaixo traz um breve histórico/apresentação do que é o Mainumby, pois pretendo postar neste Blog os resumos das aulas e algumas vivências que, nos últimos anos, o Mainumby me proporcionou.

Mainumby: O que é

Mainumby é o nome do curso do Centro de Formação de Educadores Sociais da Associação Comunitária Monte Azul em São Paulo. O curso, por enquanto, não é reconhecido pelo MEC; é dirigido às pessoas com mais de 21 anos, que atuem diretamente com crianças e jovens, como professores, educadores, arte-educadores, em rede de escolas públicas ou entidades sociais e pretende formar e instrumentalizar educadores para a prática pedagógica orientada pela Pedagogia Waldorf.

O Mainumby tem como objetivo: contribuir para que cada vez mais crianças e jovens em situação social menos favorecida, sejam beneficiadas através do contato com educadores orientados por uma pedagogia que contempla suas reais necessidades.

O curso tem duração de três anos, divididos em 6 semestres. Acontece aos sábados, com carga horária de cinco horas, de quinze em quinze dias e, atualmente, está na sua versão III (Turmas 2010-2012).

As Aulas

 Aulas Principais  – Conceitos - Pensar
- Voltado para todos os alunos que se encontram no teatro. Os conteúdos são: O desenvolvimento do ser humano no 1º., 2º. e 3º. Semestre; Ritmos Cósmicos, Festas Anuais, Ritmo semanal e diário no 4º. Semestre; Temas de acordo com a necessidade do grupo no 5º. Semestre; Dois a cinco temas a serem aprofundados pelos alunos no 6º. Semestre.

Aulas de ArtesVivências - Sentir
- Durante os 3 anos, com duração de um semestre cada, todos os alunos participam de seis modalidades artísticas alinhadas com os princípios da Pedagogia Waldorf.

Grupos de InteressesAção no Mundo - Agir
- Os alunos se agrupam de acordo com a faixa etária com que trabalham. É um espaço para que educadores que atuam nas mesmas áreas, possam trocar experiências e elaborar em conjunto maneiras de pôr em prática os conteúdos aprendidos nas aulas teóricas e artísticas. Há um grupo específico para pessoas que trabalham com os portadores de necessidades especiais.

Avaliação
A cada aula do grupo de interesse, cada participante entrega um breve resumo da aula principal do encontro anterior ao coordenador; esse poderá acompanhar a compreensão de seu grupo, inclusive preparando-se para esclarecimentos que perceber necessários no encontro seguinte.

“A educação continuada é um instrumento indispensável para todo o profissional da atualidade, em vista dos grandes desafios que as rápidas mudanças na nossa sociedade trazem. Em relação ao educador, este fenômeno se potencializa, pois as crianças são os maiores portadores dos fenômenos indicativos do futuro.” (Transformar é possível! Pág. 123)

Bibliografia:

Transformar é possível!: A Associação Comunitária Monte Azul entre os desafios e conquistas [Organização] Ute Craemer, Renate Keller Ignácio. – São Paulo: Peirópolis, 2008 [208 p.]

Regulamento para o Mainumby III – Centro de Educadores Sociais, 2010 [3 p.]

Onde adquirir o livro: http://www.travessa.com.br/TRANSFORMAR_E_POSSIVEL/artigo/3cfccb38-be25-4857-88d0-18615a16c89b


Santo André – 23 de abril de 2011 – outono – 13h49min

domingo, 10 de abril de 2011

A família dando voltas nas ruas


Ivan Leite

Família, segundo os dicionários, é um conjunto formado por duas pessoas ligadas pelo casamento e pelos seus eventuais descendentes. Mas nas últimas décadas esse modelo de família já não existe mais, pelo menos, em uma boa parte da

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Utopia

"Para que a utopia nasça, é preciso duas condições: a primeira é a forte sensação (ainda que difusa e inarticulada) de que o mundo não está funcionando adequadamente e deve ter seus fundamentos revistos para que se reajuste. A segunda condição é a existência de uma confiança no potencial humano à altura da tarefa de reformar o mundo, a crença de que 'nós, seres humanos, podemos fazê-lo', crença esta articulada com a racionalidade capaz de perceber o que está errado com o mundo, saber o que precisa ser modificado, quais são os pontos problemáticos, e ter força e coragem para extirpá-los."



FONTE: Citação de Ralf Rickli em Monografia Acadêmica Flexibilizada - Aos que podem salvar o mundo: A filosofia e pedagogia do convívio e seu apelo por uma nova consciência & Arte dos pais - 2009 - Em pdf.


Disponivel em: http://www.tropis.org/biblioteca/  


Outono

terça-feira, 5 de abril de 2011

Caixas, gavetas e armários...

                                                                                                                                                   
  Ivan Leite

Nas férias passadas, mais uma vez não viajei. Fiquei ao sabor do tempo. E como as férias foram feitas para ficarmos à toa, num dos dias entreguei-me a fuçar caixas, gavetas e armários. É uma delícia! Eu gosto! Nesses esconderijos do passado guardamos objetos pessoais, fotografias, escritos, papéis e mais papéis. É incrível como eu tenho papéis!