sexta-feira, 27 de maio de 2011

A criança de 0 a 3 anos - Parte II

ADVERTÊNCIA: O texto que você vai ler, são anotações de palestra. Embora me esforce para ser fiel as falas da palestrante, têm partes que meu texto parece descontínuo. Ouvir, se conscientizar e anotar é um processo que, às vezes, pela rapidez das colocações da palestrante, não se completa na escrita, a memória nos deixa "na mão". Para não perder todo um conteúdo, rico em informação, uso o recurso de frases soltas. Espero que a leitura seja de alguma forma proveitosa. Posto isso, fico aberto para sugestões de alterações ou complementações.


Mainumby III – 2010 - 29.05.2010
Centro de Formação de Educadores Sociais da Associação Comunitária Monte Azul – Rua Tomás de Souza, 552 – São Paulo
Relatório de Ivan Leite
Data: 29.05.2010
1º. Semestre de 2010 – O desenvolvimento do ser humano - Primeiro Setênio - Dos 0 aos 07 anos
Palestra: A criança de 0 a 3 anos (Parte II)
Palestrante: Helena Maria Regina Dias de Jesus
A educação da Vontade:

1- Movimento e fantasia X intelectualismo;
2- Imitação e exemplo (ser digno de ser imitado)
Partindo da frase de Albert Einstein: "A imaginação é mais importante do que o conhecimento” Helena apresentou-nos sobre a importância do lúdico e a imaginação para a criança.
Didaticamente dividiu o brincar na escola em: “O brincar fora” que vem a ser o “movimento” pular corda, correr, subir em árvores etc, pois é nele que o amadurecimento do sistema nervoso se desenvolve e traz a capacidade de abstração no futuro, e “O brincar na sala de aula” que consiste no uso da imaginação e do lúdico por meio do manuseio de brinquedos mais ou menos prontos, deixando para a criança o modo e a imaginação dela no brincar.
A criança nos dias de hoje já estão muito “acordadas”, ou seja, na maioria das vezes não consegue imaginar, por exemplo, numa brincadeira, que uma “folhinha de planta” possa passar por um “patinho”. Se a consciência já está desperta, ela não volta atrás, mas devemos “não” influenciar mais ainda o intelectualismo. No 1º. Setênio o mundo é bom e se mostrarmos o mundo como ele é lá na frente ele não vai ter forças para transformá-lo. Quando perdemos a imaginação, perdemos a flexibilidade e a criatividade.
A imitação e o exemplo têm a ver com o educador. Precisamos ser dignos de ser imitado. O educador deve estar em constante transformação. Não posso entrar na sala de aula achando que sei tudo. Devemos estar sempre trocando e fazendo diferente, temos que nos autodesenvolvermos. O gesto é importante. Por exemplo, você diz: “- Filho você não deve mentir.”, mas aí você pede para ela falar que você não está; a criança se confunde.
O ritmo da aula planejada tem que ser reconhecida se deu certo ou não e deixado em aberto para mudanças, as minhas ações devem ser exemplares além de ter um sentido.

BIBLIOGRAFIA INDICADA PELA PALESTRANTE:


1. A Direção Espiritual do Homem e da Humanidade
    Rudolf Steiner
    (livro muito importante para os 3 primeiros anos)


2. Os Três primeiros anos da Criança
    Karl König

3. Andar, Falar, Pensar - A Atividade Lúdica
    Rudolf Steiner
    (fala da coerência do adulto na aquisição do pensar da criança, entre outras coisas)

4. Minha Querida Boneca
    (pag. 16 a 18 e pag. 29)
    Karin Evelyn Scheven

5. Criança Querida - O dia-a-dia das creches e jardim-de-infância
    Renate Keller Ignácio

6. Os Primeiros Anos da Infância
    Rudolf Steiner
    (pag. 3, 14, 46, 47, 56, 57, 72, 76, 86)

7. A Prática Pedagógica
    Rudolf Steiner
    (pag. 42, 43, 47, 70, 71, 75, 109, 110, 111)

8. A Educação da Criança segundo a Ciência Espiritual
    Rudolf Steiner
    (pag. 20 a 24)

9. Antropologia Meditativa
    Rudolf Steiner
    (1º capítulo - fala da postura do educador)

10. A Pedagogia Waldorf
      Rudolf Lanz
     (Segunda Parte - O 1º setênio)

11. A Arte da Educação I
      Rudolf Steiner
     (para os mais experientes) 

12. Criança Brincando! Quem a educa?
      Luiza Helena Tannuri Lameirão




Ivan Leite - Santo André, 19 de junho de 2010 – outono – 07h12min.

Para saber mais:
Clique: O que é Mainumby
Clique: Rudolf Steiner, quem é
 
Anotações de Palestra - Mainumby - III - 2010
1a. Palestra: Clique: Biografia Humana
2a. Palestra: Clique: O primeiro ano de vida da criança - I
3a. Palestra: Clique: O primeiro ano de vida da Criança - II
4a. Palestra: Clique: A criança de 0 a 3 anos - Parte I
5a. Palestra: A criança de 0 a 3 anos - Parte II

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