Situação de aprendizagem
- Leitura do Conto – “Pausa” – Moacyr Scliar
* Numa roda de leitura.
[Antes da leitura]
* Oralmente:
- Relembrar aos alunos algumas características do gênero: “Conto”;
- Trazer para o aluno informações sobre o autor, pequena biografia;
- Situar o texto por meio da leitura das informações da bibliografia;
- Discutir hipóteses sobre o título: - o que ele sugere? - Em que ocasiões a usamos?
* Professor distribui cópias do texto para os alunos.* Leitura compartilhada.
[Durante a leitura]
*Oralmente:
* Professor e alunos checam constantemente hipóteses e buscam novas hipóteses.
- Por que Samuel vestiu-se rapidamente e sem ruídos?
- O que significa: “azedume”?
- Por que o narrador diz que a mulher tinha “azedume” na voz?
- O que significa: “secamente”?
- Por que o marido responde a pergunta da mulher secamente?
- Por que a mulher e Samuel usam a segunda pessoa nos diálogos?
- O que significa a expressão: “... voltar à carga...”?
- Se Samuel estava com pressa em sair de casa, por que guiava vagarosamente?
- O que significa: “deter-se”?
- Por que Samuel parou diante do hotel?
- Samuel trabalhava num hotel pequeno e sujo?
- O que significa: “furtivamente”?
- Por que Samuel olhou para os lados e entrou no hotel de forma a se esconder?
- Por que o gerente do hotel chama Samuel de Seu Isidoro?
- Por que Samuel interrompeu a fala do gerente?
- Samuel foi trabalhar ou estava alugando um quarto?
- Por que Samuel subiu as escadas de forma vacilante, ou seja, como se estivesse indeciso?
- Que tipo de hotel, há mulheres vestidas de chambre (roupão) nos corredores?
- O que significa a expressão: “... cacarejo curto...”?
- Por que Samuel chega ao quarto ofegante?
- Por que um despertador ligado, se ele veio para o trabalho? Ele veio Trabalhar?
- O que significa a expressão: “cenho franzido”?
- Por que Samuel suspirou?
- Por que Samuel comeu vorazmente todos os sanduíches?
- Samuel foi ao hotel para dormir?
- Por que Samuel foi ao hotel para dormir sozinho?
- Há uma ligação entre o sonho de Samuel e a realidade que vive na narrativa?
- Samuel dormiu o dia todo?
- Samuel dormia no hotel todos os domingos?
[Depois da leitura]
* Comparação de informações:
- Mulher (lenta/bocejando) X Samuel (rápido/esperto);
- Mulher (azedume na voz) X Samuel (respondeu secamente/ chateado)
* Retrato de uma época:
* Discutir com os alunos a evolução dos hábitos e tecnologias.
- “Despertador tocou”;
- “Samuel pegou o chapéu”;
- “... bacia cheia d’água, sobre um tripé...”;
- “... despertador de viagem, deu corda...”
- “... Jornaleiros gritando...”;
* Inferências globais:
* Discussão aberta:
- Pelas ações de Samuel e a qualidade do diálogo entre os dois, podemos dizer que o relacionamento entre o casal está abalado;
- A pausa que Samuel escolhe para si todos os domingos, no caso, dormir sozinho num hotel pequeno e sujo, simbolicamente, representa uma fuga da realidade, um não enfrentamento;
- Samuel poderia enfrentar o problema que lhe causa incômodo, ao invés de mentir para a mulher e para as pessoas;
* Avaliação:
- Professor pede aos alunos uma produção de texto que sintetize a história lida.
Santo André - 15 de setembro de 2013 - Inverno - 10h12mim
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